CORDIA TRICHOTOMA (VELL.) ARRÁB. EX STEUD
Nomes populares: louro-pardo, ajuí, cascudinho, louro-da-serra.
De ampla dispersão no território brasileiro, porém quase esgotada em vários lugares onde é nativa, o louro-pardo ocorre naturalmente no cerrado, mata atlântica, floresta amazônica e caatinga. A árvore mede de 4 a 30 metros de altura e seu tronco, 40 a 90 cm de diâmetro. A casca do tronco, relativamente grossa, é cinza-clara a castanho-acinzentada, decompondo-se em fissuras longitudinais.
As folhas simples, alternas e espiraladas, medem de 3 a 18 cm de comprimento por 1,5 a 10 cm de largura e seu formato, muito variável, tende a ser elíptico a obovado ou oblongo-agudo. Apresenta indumento ferrugíneo esparso na face superior e é tomentosa na face inferior (algumas formas são quase glabras). O ápice é agudo a atenuado e a base é atenuada a cuneada. Suas margens são levemente sinuadas e seu pecíolo mede de 1 a 4,5 cm de comprimento. A venação é eucamptódroma e possui textura cartácea a semicoriácea.
Originalmente brancas, ficando marrons depois da marcescência, as flores possuem corola pentâmera que mede de 1 a 1,9 cm de diâmetro. As pétalas oblongo-lineares medem (em média) 0,6 cm de comprimento e 0,3 cm de largura. O cálice tubular, verde e costado, mede de 0,8 a 1 cm de comprimento e possui lacínios que medem de 1,4 a 1,8 cm de comprimento. O androceu é composto por 5 estames alternipétalos medindo aproximadamente o mesmo comprimento das pétalas e são hialinos nas bases e amarelados nas anteras. O pistilo, um pouco maior, mede até 1,3 cm de comprimento. O fruto consiste no cálice persistente que envolve a semente elipsoidal, medindo de 6 a 9 mm de comprimento por 2 a 5 mm de diâmetro.
Originalmente brancas, ficando marrons depois da marcescência, as flores possuem corola pentâmera que mede de 1 a 1,9 cm de diâmetro. As pétalas oblongo-lineares medem (em média) 0,6 cm de comprimento e 0,3 cm de largura. O cálice tubular, verde e costado, mede de 0,8 a 1 cm de comprimento e possui lacínios que medem de 1,4 a 1,8 cm de comprimento. O androceu é composto por 5 estames alternipétalos medindo aproximadamente o mesmo comprimento das pétalas e são hialinos nas bases e amarelados nas anteras. O pistilo, um pouco maior, mede até 1,3 cm de comprimento.
FELIPPI, M. et al. Fenologia, morfologia e análise de sementes de Cordia trichotoma (Vell.) Arráb. ex. Steud. Ciência Florestal, v. 22, n. 3, p. 631-641, Santa Maria: UFSM, 2012.
LORENZI, H. Árvores brasileiras: Manual de Identificação e Cultivo de Plantas Arbóreas Nativas do Brasil, vol. 1, 5ª edição. Nova Odessa - SP: Instituto Plantarum, 2008.
RAMALHO, P. E. Circular Técnica 66 (Louro pardo). Colombo - PR: Embrapa Florestas, 2002.
VIEIRA, D. D. et al. A família Boraginaceae sensu lato na APA Serra Branca/Raso da Catarina, Bahia, Brasil. Rodriguésia: Revista do Jardim Botânico do Rio de Janeiro, vol. 64, nº 1. pp 151-168. Rio de Janeiro: JBRJ, 2013. ISSN - 2175-7860