top of page

SYZYGIUM CUMINI (L.) SKEELS

Nome popular: jambolão.

 

A abrangência nativa do jambolão se estende da Índia até alguns países do sudeste da Ásia (Tailândia, Filipinas, Sri Lanka). Seus numerosos ramos retorcidos cinza claros formam uma copa densa e arredondada, podendo atingir uma altura de 15 a 25 m. O tronco ereto e cilíndrico é coberto por casca áspera, longitudinalmente fissurada, pardo-acinzentada a pardo-escura.

Aromáticas e espiralando-se ao longo dos ramos, as folhas simples opostas são elípticas a largamente oblongas, lustrosas e coriáceas, com ápice acuminado a agudo e base obtusa a cuneada, medindo de 8 a 19 cm de comprimento por 3 a 9 cm de largura e de margens inteiras; a venação é paralelinérvia com uma nervura lateral na lâmina e veia central amarelada. O pecíolo canaliculado pode medir de 1,5 a 3 cm de comprimento.

Em panículas curtas axilares de 5 a 6 cm de comprimento, encontram-se as flores (cerca de 1 cm de diâmetro e 0,7 cm de comprimento) hermafroditas actinomórficas brancas a creme (por vezes rosadas), com cálice gamossépalo esverdeado e corola composta por quatro pétalas fundidas. Numerosos estames (cerca de 0,5 cm de comprimento) de filete branco e anteras amarelas globosas protraem da corola. O pistilo possui estilete branco de aproximadamente 0,7 cm de comprimento.

Os frutos - drupas carnosas, piriformes a elípticas - apresentam epicarpo roxo-escuro e liso e polpa branca e suculenta e medem de 2 a 4 cm de comprimento e cerca de 2 cm de diâmetro.

bottom of page