top of page
capa.png

CAESALPINIA PULCHERRIMA (L.) SW.

Nomes populares: flamboianzinho, barba-de-barata, flor-do-paraíso.


O flamboianzinho é uma planta de porte arbustivo-arbóreo espinhenta originária das Antilhas (América Central) que mede de 3 a 7 m de altura e cujo tronco mede de 15 a 25 cm de diâmetro, possui casca pardo-acinzentada de superfície irregular e sustenta uma copa arredondada moderadamente densa.

DSCN7841.JPG

As folhas (12 a 40 cm de comprimento) alternas a subopostas são compostas bipinadas e possuem de 4 a 9 pares de folíolos (pinas) opostos. Cada folíolo porta de 5 a 12 pares de foliólulos subsésseis (1 a 2 cm de comprimento por 0,4 a 0,8 cm de largura) oblongos a obovados, de base oblíqua, ápice emarginado - por vezes agudo - e margens inteiras.

DSCN7852.JPG

Em panículas (cerca de 25 cm de comprimento) terminais e axilares, encontram-se as flores amarelo-alaranjadas hermafroditas pentâmeras e actinomórficas. Os pedicelos florais são desiguais e podem variar de 4,5 a 7 cm de comprimento. As pétalas unguiculadas e suborbiculares  a orbiculares (duas variações são notáveis: uma com as pétalas amarelas e outra com as pétalas vermelhas com margens amarelas), de margens crespas, medem de 1 a 2,5 cm de comprimento, embora a pétala superior seja normalmente menor em comprimento e largura do que as outras pétalas e mais interna. Dez longos estames (5 a 6 cm de comprimento) amarelos ou vermelhos protraem-se da corola, curvando-se para cima. O cálice é composto de cinco sépalas glabras, vermelhas a amarelas, falciformes, medindo cerca de 1 cm de comprimento (a sépala inferior é maior - cerca de 1,4 cm de comprimento) e de margens inflexas.

flower strip.png
DSC06907.JPG
DSCN7868.JPG
flower scale.jpg
bottom of page